• Tratamentos Dentários
  • branqueamento
  • Tratamentos Dentários da Clínica de São Lourenço
  • Tratamentos Dentários da Clínica de São Lourenço
  • Próteses Dentárias
  • Tratamentos Dentários da Clínica de São Lourenço
  • Tratamentos Dentários da Clínica de São Lourenço
  • Tratamentos Dentários da Clínica de São Lourenço
  •  VPS0088

Corresponde ao tratamento de crianças. Os dentes deciduos (de leite) apesar de serem temporários são muito importantes porque mantêm  o espaço para a erupção dos dentes permanentes, para além da sua função estética e mastigatória.  É muito importante ensinar as crianças desde cedo a cuidarem da sua boca. Assim vão ficar com bons hábitos que durarão toda a vida. Os pais devem ensinar os filhos a escovar os dentes após as refeições, a usar o fio dentário e a ter uma alimentação equilibrada.


Como prevenir a cárie precoce da Infância?

A melhor forma de prevenir é ter bons hábitos de higiene oral desde muito cedo. É aconselhado limpar as gengivas do bebé, com uma compressa, ainda antes da erupção dos dentes, para que o bebé se habitue à limpeza da sua boca. Após a erupção dos dentes deve ser utilizado uma escova dentária adequada.

Não deve deixar o bebé adormecer com o biberão, pois o leite tem açucares que se deixados muito tempo na cavidade oral vão provocar cáries dentárias. 

O que são selantes de fissuras?

O profissional de saúde pode aplicar selantes de fissura para prevenção de cáries. Os selantes de fissura são aplicados nas faces oclusais (mastigatórias) dos dentes posteriores, uma vez que estas superfícies podem reter restos alimentares tornando estes dentes susceptíveis à carie dentária.

 

Para quê o Flúor e qual a quantidade que as crianças devem ingerir?

O Flúor é benéfico ainda antes dos dentes erupcionarem uma vez que fortalece o esmalte quando o dente está a formar-se. É preciso ter em conta se a água contém flúor uma vez que nesse caso os suplementos de flúor podem não ser necessários. Além disso o efeito tópico do flúor também é muito importante daí que seja aconselhado a escovagem com um dentífrico fluoretado.


Dentição decidua
Quando os bébes nascem quase toda a dentição decidua está formada mas encontra-se ainda dentro da gengiva. Normalmente começam a erupcionar os incisivos inferiores à volta dos 6 meses de idade. Aos 36 meses ja deverá ter os 20 dentes da dentição decidua. A dentição decidua apresenta tipicamente espaços entre os dentes o que é benéfico porque assegura espaço para a dentição definitiva. 

Manutenção de espaço

Quando um dente deciduo é perdido precocemente os dentes adjacentes podem ocupar o espaço do dente perdido causando depois problemas com a erupção correcta dos dentes definitivos. Nesses casos é aconselhado a colocação de um mantedor de espaço para preservar o espaço até o dente definitivo erupcionar.

mantedor de espao2
FaLang translation system by Faboba